12 produções que ganharam o Oscar de melhor filme para você maratonar!
Curioso para descobrir alguns dos principais filmes que ganharam o Oscar? Indo para sua 95º edição, a principal premiação norte-americana seleciona anualmente as obras de maior destaque, que foram capazes de conquistar seus renomados críticos e que passam a ganhar destaque e notoriedade global!
Por isso, trouxemos hoje para você alguns dos melhores filmes que ganharam o Oscar e quais as principais discussões e temas contidos neles. Você vai perceber que são obras que vão te render hoooras de análises. Dá para juntar amigos ou até mesmo maratonar sozinho, naquele fim de semana mais tranquilo.
E caso já tenha visto algum, é a oportunidade perfeita de reassistir e começar o aquecimento para nova temporada! Ah, você encontra todos eles nos principais canais de streaming. Pronto? Pegue a pipoca e vamos começar!
Veja também: 13 filmes sobre apostas!
1. No Ritmo do Coração – 2022
Ambientada nos Estados Unidos, essa obra narra a história de uma família de pessoas com deficiência auditiva e que trabalham com pesca. Ruby, a única com audição na família, é uma adolescente que assume o controle da comunicação de seu pai, mãe e irmãos com o mundo. O filme se desenrola quando ela se depara com a oportunidade de estar em um coral de sua escola e descobre ser dona de uma potente e encantadora voz. Curioso para o final? Então, acompanhe!
Filme ganhador de 3 Oscars, incluindo o de melhor obra, ”No Ritmo do Coração” quebrou paradigmas, já que pela primeira vez em mais de 90 anos de história, o primeiro ator surdo foi premiado com a categoria de melhor ator coadjuvante!
E você vai ver que, ao longo de nossa seleção, alguns anos são especialmente marcantes. Isso porque romperam bolhas e apontaram para as tendências de cada ano! Em muitas nomeações, fica até fácil acertar antes o grande vencedor.
2. Nomadland – 2021
Tido como favorito durante toda a pré-temporada, ”Nomadland” foi dirigido por Chloé Zhao, diretora chinesa que conquistou a vaga de ser a primeira asiática a ganhar o prêmio de melhor direção. Ela também quebrou barreiras ao se tornar apenas a segunda mulher a levar o Oscar! O filme, centrado na jornada de aceitação e autodescoberta, traz como pano de fundo o nomadismo e a falência econômica de uma cadeia empresarial, que leva sua protagonista, Fern, a fazer suas malas e partir para a estrada, fazendo do mundo o seu lar.
Prepare os lenços e esteja pronto para assistir a profundas reflexões!
3. Parasita – 2020
Entre os filmes que ganharam o Oscar, essa vitória que mobilizou o mundo! Arrebatando 4 prêmios, incluindo o de melhor diretor e melhor filme, Parasita e seu estrondoso sucesso foram capazes de rasgar com a hegemonia de Hollywood em premiar apenas obras americanas.
”Parasita” retrata a história de uma família que vê a oportunidade de mudar sua realidade de extrema pobreza quando um dos filhos passar a dar aulas particulares para uma poderosa família rica. A partir daí, prepare-se para ser chocado!
Ambientado na Coreia do Sul, o filme escancara as contradições do mundo a partir de cenas explosivas e conquista ainda mais com suas nuances e particularidades. Vale a pena reservar um momento para ver (ou reassistir) essa obra-prima, que abre as portas para chances de outras filmes que não sejam norte-americanos!
4. Green Book – 2019
Misturando comédia e drama para tratar sobre a temática racial, ”Green Book” nos leva a um passeio pelo extremo sul dos Estados Unidos. Região conhecida como pouco receptiva para afro-americanos, Green Book remete ainda a um famoso guia turístico, elaborado para auxiliar pessoas pretas a encontrar locais, ao longo de suas viagens, onde pudessem ser mais acolhidas.
Ainda que não tenha sido um favorito ou unanimidade entre os críticos, o filme evidencia a tendência da premiação em tentar dar visibilidade a produções que debatam questões como o racismo nos Estados Unidos.
Estrelada por Mahershala Ali, primeiro ator muçulmano a ganhar a premiação, essa obra certamente levantará muitas discussões.
5. A Forma da Água – 2018
”A Forma da Água” está aqui para provar que Hollywood ainda reconhece e busca também premiar produções que conduzem para tramas permeadas por fantasia e ficção. Nessa obra, o filme também faz uma homenagem ao glamour e trajetória do cinema!
O foco da trama, que se passa na década de 1960 nos Estados Unidos, é a relação entre uma zeladora muda e um ser fantástico mantido em um laboratório secreto. Prepare-se para ser muito surpreendido com até onde o desejo pode levar uma pessoa.
Isso porque o diretor nos premia com uma jornada sobre emoções e paixões, que combina conto de fadas e realidade. Com certeza vale a pena conferir esse drama!
6. Moonlight – 2017
Uma das cenas mais contrangedoras já ocorridas no palco da premiação não foi capaz de tirar o brilho da vitória de ”Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Você pode ter ouvido falar na época: foi quando um dos apresentadores leu o cartão errado e, sem querer, premiou ”La La Land” como melhor filme.
Acontece que o ganhador era, na verdade, ”Moonlight”.
Passado esse momento que ficou marcado na história, ”Moonlight” é uma obra que definitivamente vale ser assistida! A narrativa acompanha a vida de Chiron, jovem negro norte-americano que reside em um bairro pobre de Miami.
Somos apresentados a momentos de sua infância, adolescência e vida adulta, enquanto ele conhece a vida de crimes e o amor. Com uma fotografia e atuações fantásticas, essa vitória já era amplamente antecipada pelas cerimônias e os prêmios que foram conquistados ao longo da pré-temporada.
7. Birdman – 2015
Ainda que não traga nenhuma temática muito política ou de discussões de cunho social, como outros filmes que ganharam o Oscar, ”Birdman” demonstra uma inclinação da premiação em reconhecer narrativas que por vezes também façam uma crítica a forma como o entretenimento é consumido nos Estados Unidos.
Essa comédia acompanha um ator que fez um estrondoso sucesso no passado, ao interpretar um super-herói, mas que nos dias atuais vive uma espécie de ruína e, para contornar, tentar realizar um musical sobre sua trajetória.
Dirigido pelo talentoso Alejandro González Iñárritu, Birdman será capaz de te conduzir brilhantemente, com uma pitada generosa de muito sarcarmo e ironia, ao longo de um bom passatempo!
8. 12 Anos de Escravidão – 2014
Vencedor de 3 Oscars, é um grande soco no estômago! Passado no ano de 1841, no período onde os resquícios da escravidão ainda se faziam muito presentes, ”12 Anos de Escravidão” despontou como favorito desde o início da temporada.
Com atores de peso e responsável por levar ao estrelato a atriz Lupita Nyong’o, essa obra é daquelas que você precisa assistir com uma grande caixa de lenços do lado. Isso porque sua narrativa é bastante explícita e busca retratar os horrores vividos naquela época.
Nela, Solomon tem sua liberdade usurpada quando passa a ser vendido como escravo. Acompanhamos então o início de sua luta para conquistar sua independência novamente. Curioso para saber como termina? Então, não deixe de conferir!
9. O Artista – 2012
Pulamos um ano de premiação para falar dessa história bastante simbólica. ”O Artista” é um filme mudo de comédia romântica, que se passa por volta da década de 1930.
Lembra que falamos o quanto Hollywood gosta de reconhecer e premiar produções que remetam aos tempos de glamour ou que busquem ser de alguma forma uma homenagem a momentos antigos da história do cinema? Com uma história bastante única, era de se esperar que essa obra fosse a grande ganhadora do Oscar.
Levando 5 premiações ao total, ”O Artista” nos conta sobre George, um ator que vê sua carreira entrar em decadência com a possibilidade de estreia do cinema com som. Uma pedida muito encantadora e divertida para sua maratona!
10. Guerra ao Terror – 2010
Dirigido por Kathryn Bigelow, primeira mulher a levar para casa o Oscar de melhor direção, esse drama acompanha soldados americanos de um esquadrão anti-bombas em missão no Iraque. E tudo estava indo conforme o esperado, até que eles recebem uma notícia que muda os rumos de sua história.
Com grandes atores no elenco, esse não é o primeiro filme a tentar retratar a realidade de soldados em períodos de guerra, mas conseguiu arrebatar os críticos e conquistar a principal estatueta da noite.
A pedida perfeita para aqueles que amam obras com muitas doses de ação e e guerra. Eletrizante do início ao fim, apostamos que vai ser difícil conseguir tirar os olhos da telinha ao longo dessa produção, já que qualquer passo pode ser fatal!
11. Quem Quer Ser um Milionário? – 2008
Apesar de ser uma produção britânica-estadunidense, ”Quem Quer Ser um Milionário” já demonstrava uma tentativa da indústria em premiar histórias que se passam fora dos Estados Unidos. Ambientado na Índia, o filme acompanha Jamal, nascido e criado nas favelas de Mumbai, que vê a chance de mudar sua vida ao participar de um programa de auditório.
Para ganhar, precisa responder corretamente uma série de perguntas e, para a surpresa de todos os presentes, vai se destacando em cada etapa… Para descobrir seu destino final, acompanhe essa jornada e se prepare para muita emoção!
12. O silêncio dos inocentes – 1992
Para finalizarmos essa lista, selecionamos um filme que figura ainda enquanto único no compilado das mais de 90 filmes que já ganharam o Oscar. Consegue imaginar o por quê? “O silêncio dos inocentes” é simplesmente o primeiro filme de terror a ganhar o prêmio de melhor filme, e permanece sendo o único desde então.
Clarice, uma competente agente do FBI, recebe a missão de se aproximar de Hannibal, um psiquiatra preso há anos. Ele é um conhecido psicopata e canibal, que acaba demonstrando ser o único capaz de auxiliar na resolução do mistério de uma série de assassinatos.
Vai ser simplesmente impossível não se ver envolvido nesse poderoso terror. Prepare-se para uma excelente maratona!
Vantagens de acompanhar os melhores filmes
Quer saber por que ficar antenado nos filmes que ganharam o Oscar? Ele é o principal termômetro das produções cinematográficas norte-americanas. Sua influência é tanta que os vencedores costumam ditar tendências e até mesmo trazer à tona discussões super pertinentes em todo o mundo!
Outra possibilidade de estar por dentro é sempre ter um assunto para aprofundar e compartilhar com sua roda de amigos. Aposto que, em algum momento, você já deve ter ficado boiando quando o assunto era uma obra que você ainda não tinha assistido, certo? Aquela sensação chata de estar de fora nunca mais vai acontecer.
E pense ainda que pode transformar esse seu hobby em algo lucrativo, por exemplo. Já se deparou com aqueles bolões e apostas que buscam acertar quais serão os filmes ganhadores do ano? Vai ficar fichinha para você, que tem agora uma noção das principais tendências e das últimas obras vencedoras do Oscar!
Esperamos que tenha curtido nossa seleção. Que tal aproveitar também e curtir a matéria de filmes sobre poker para aprender a jogar?
Boa maratona. Te vemos na próxima matéria!